sexta-feira, 19 de julho de 2013

Tipo Maçonaria



A cada dia me convenço mais de que a Federal é um tipo de maçonaria. Afinal, somos poucos, convivemos entre nós e circulamos entre campus, encarando cada canto da UFPR como se fosse nossa casa.
Aqui adquirimos hábitos que acabam nos caracterizando: RU vira referência monetária, intercampi sinônimo imediato de transporte e xerox passa a ser associado a leitura.

Ironicamente, os livros são deixados de lado. Tudo aquilo que havia sido marcado como "vou ler" no Skoob deve ser esquecido por meses, até que cheguem as férias. Eu sei, em uma faculdade particular deve ser diferente. Na PUC, por exemplo, os alunos provavelmente podem ler um livrinho do Dan Brown na semana de provas e está tudo ok.

O cultuado longa Fight Club apresenta regras para aqueles que entram para o Clube da Luta. Eu adaptaria as três primeiras para a UFPR da seguinte maneira: 1) Você fala que é da Federal; 2) Você fala pra todo mundo que é da Federal; 3) Se algum colega estiver morrendo, você deve ajudar. As três são igualmente importantes, mas há épocas em que uma ou outra se destaca: dias de JUCS, por exemplo, leve ao extremo as duas primeiras, já a terceira é para o fim de semestre.

Essas últimas semanas deixaram clara a vantagem de a instituição parecer algum tipo de sociedade secreta. Como só entram trinta calouros por ano em cada curso, as pessoas têm a oportunidade de se conhecer melhor. Dessa maneira, elas ficam mais unidas, prontas para se foder juntas e fazer valer a terceira regra do clube da UFPR.

5 comentários: