sexta-feira, 5 de julho de 2013

Jornalismo? Sério?

-E ai? Para qual curso você vai tentar o vestibular?
-Jornalismo! :D
-Sério? Você tem certeza disso? Já te contaram que não precisa mais de diploma?
-Mas...
-E o salário? Nossa, você vai morrer de fome!
-Acho que... 
-Eu acho melhor você repensar a sua escolha. Eu li na Veja que as profissões em expansão são engenharia, medicina, direito... Aliás, por que você não faz direito?
-Porque eu não gosto e...
-Você pode fazer concurso público! Imagine: Salário estável, férias, licenças, plano de saúde...

Quem nunca teve esta conversa que atire a primeira pedra. 

Eu já tive o diálogo acima com meus pais, com vizinhos, com a família de amigos, com professores e, até, com pessoas aleatórias na balada. Mas nenhum deles me fez desistir.
Neste primeiro semestre, percebi os empecilhos da desvalorização do jornalismo  mas que, ao mesmo tempo, a paixão de quem exerce a profissão os supera. Seja no impresso, na tv ou no rádio, vejo um amor incondicional para com a transmissão de notícias, mesmo com tantos problemas salariais, por exemplo. 
E é isso que eu espero para minha vida: paixão. Não apenas uma conta bancária recheada ou uma casa na praia. Quero ter uma profissão que garanta inspiração  diária para acordar de manhã. Ou de madrugada, para cobrir uma notícia. 
Sim, é um exagero romântico. Mas se eu não acreditasse nisso, os  argumentos citados seriam um obstáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário