quinta-feira, 16 de maio de 2013

Um por todos e todos por um!

Eu aproveitei as férias de verão suuuuuper prolongadas para ler um clássico da literatura mundial : "os três mosqueteiros". No romance, Alexander Dumas relata a aventura de jovens franceses que dão um exemplo de cooperação, união e amizade.




Sabe quando a ficção invade a realidade?

Eu sempre defendi a opção de cursar a federal com ênfase no argumento de que as pessoas aqui seriam "melhores". Eu não sabia exatamente o quanto isso era relevante, mas eu tinha certeza de que era um diferencial em relação às outras faculdades. Após conquistar minha vaguinha, eu entendi porque vale tanto a pena o esforço. Mesmo com problemas estruturais, encontramos refúgio nas pessoas que fazem da nossa linda Floresta uma segunda casa.

Lá dentro, todos se ajudam. Todos mesmo! Desde o primeiro calouro até o último veterano há uma relação de cooperação mútua. Mesmo sendo um "calouro burro", caso você tenha dúvidas sobre o mercado, o Chatô, a localização do xerox ou, até mesmo, sobre pebolim, alguém vai te esclarecer tudo. Se um professor não aparece, um veterano que sabe do assunto dará aula sem receber nada em troca.

Entre os calouros esta relação é mais forte ainda. É incrível ver como ninguém sabe de nada, mas acabamos descobrindo tudo juntos. Funciona assim: um tira uma dúvida aqui, outro conversa com um veterano lá e, no final, tudo se compartilha no grupo do facebook. Ah, sem contar os resumos antes das provas, os scanners dos textos que salvam os esquecidinhos, o cardápio do r.u., os horários do intercampi e, claro, a divulgação das festas. Resumindo, somos um monte de gente perdida em torno de um mesmo objetivo: fazer destes quatro anos, ou mais, os melhores da nossa vida. Um por todos e todos por um!

3 comentários: