quinta-feira, 23 de maio de 2013

O que é talento?

Eu sempre me achei uma pessoa talentosa. Bom, pelo menos era o que as pessoas falavam pra mim. E eu acreditava. Quando comecei a fotografar, ninguém deu muita bola. Na verdade, não sei quando isso aconteceu - eu devia ter, sei lá, uns 12 ou 13 anos -, nem o que despertou o meu interesse.  Mas, aos poucos, fui me envolvendo, e aos 15 pedi a minha primeira câmera reflex de presente.
A partir daí, comecei a estudar fotografia mais a fundo, e resolvi fazer um projeto em que eu postava no Flickr um autorretrato por semana durante um ano. Decidi que seria fotógrafa durante esse projeto. Não me imaginava fazendo outra coisa. Eu enxergava – e ainda enxergo – fotografia em tudo.
O que mais surpreendia os entendidos do assunto é o fato de eu nunca ter feito um curso. Falavam que eu tinha talento. E eu acreditava.
Depois que entrei na faculdade não foi diferente. Mas foi em um Ponto Pasta que toda essa minha visão de talento foi confrontada.
O palestrante era um diretor de arte. Não tinha graduação, e possuía uma carreira de dar inveja. Mas, em determinado ponto do seu discurso, disse algo que me deixou inconformada: “Não existe talento.”. Eu não conseguia entender. O cara era o próprio talento personificado! E ele continuou: “Chopin chegou aonde chegou porque estudava piano desde os 3 anos. Tinha um pai músico, que o incentivava.”. Então talento é isso? É só começar uma atividade qualquer cedo que você vai desenvolver uma capacidade acima da média e se destacar dos demais? Não podia ser. Tinha algo mais.
Foi aí que eu me dei conta. Todo artista nato tem uma alma grande. Ele precisa vomitar os seus sentimentos de alguma forma. Chopin fazia isso com o piano. Não adianta o sujeito ter uma técnica impecável; se ele não for criativo – ou tiver uma alma grande, dá no mesmo -, não vai conseguir criar algo excepcional. Era isso!
Todo artista precisa de um empurrãozinho. Se for dado logo cedo, e se ele estudar e aperfeiçoar  sua técnica, com certeza vai conseguir produzir um trabalho de qualidade.

O que é talento? É estar frustrado com qualquer coisa, olhar pro piano, pra câmera, pro papel e descarregar tudo. É aquela sensação de que o seu meio de mostrar ao mundo como só você vê é a única coisa que você sabe fazer direito. É nunca se achar bom o bastante e viver frustrado com isso. É ter uma alma grande.

4 comentários:

  1. Mari, posso entende-la perfeitamente, também já me questionei sobre algumas coisas em relação a tudo isso que você falou. E referente à palestra e ao talento, eu realmente não posso comprovar se, de fato, o talento existe ou não, mas se quando falamos isso para alguém quer dizer que ela faz algo tão maravilhosamente bem, então, posso falar sem dúvidas, sim, você tem MUITO talento. Parabéns pelo texto! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isa!! Você é muuuito talentosa também! Já falei que sou sua fã? Haha ♥

      Excluir
  2. "O que é talento? É estar frustrado com qualquer coisa, olhar pro piano, pra câmera, pro papel e descarregar tudo. É aquela sensação de que o seu meio de mostrar ao mundo como só você vê é a única coisa que você sabe fazer direito. É nunca se achar bom o bastante e viver frustrado com isso. É ter uma alma grande"

    Apaixonada por esse trecho, Mari <3 Seu texto foi incrível. E, vendo suas fotos, é impossível não acreditar que exista talento, moça. Você é brilhante no que faz! Eu sou dessas que acredita que todo mundo nasceu pra fazer alguma coisa e que existe um lugar certo para cada pessoa. Seguindo essa lógica, pode crer que você está exatamente onde deveria estar.

    ResponderExcluir