terça-feira, 24 de setembro de 2013

Sobre autorretratos

         A fotografia começou a fazer parte da minha vida através do autorretrato. Não sei o que me levou a fazer isso. Nenhum fotógrafo que eu conheço começou desse jeito. Mas como eu sou uma pessoa meio estranha, logo de cara coloquei a Samsung compacta dos meus pais em cima de uma pilha de livros, acionei o timer e saí correndo. Isso foi há 5 anos atrás.


Um dos meus primeiros autorretratos, de 2008. Desconsiderem a marca d'água 

         Hoje percebo como esse exercício mudou a percepção que eu tenho da minha própria aparência. Passei a ter menos medo de me olhar no espelho e não gostar do que estou vendo. Quanto mais me fotografo, mais gosto de mim mesma.
        Entre 2010 e 2011 entrei de cabeça em um projeto que consistia em fazer um autorretrato por semana durante um ano -o 52 weeks. Eu cresci tanto como fotógrafa e como pessoa que resolvi fazer esse projeto de novo. Já estou na 11ª semana do meu segundo 52 weeks.


Foto da 51ª semana do primeiro 52 weeks que eu fiz. 


       Os meus autorretratos não mostram quem eu realmente sou. Não acredito que a essência de uma pessoa possa ser capturada em uma fotografia deliberadamente posada. Quando estou me fotografando invento uma personagem na minha cabeça. É como se eu estivesse atuando.

Autorretrato feito no Centro acadêmico

       Depois de me aceitar como eu sou, estou aprendendo a me reinventar a cada semana. E essa é a graça da fotografia pra mim: eu posso ser quem eu quiser.


Pra quem quiser acompanhar o meu projeto, acesse a minha página no Facebook ou o meu Tumblr.

3 comentários: