segunda-feira, 10 de junho de 2013

Diário de bordo - Intercom Sul 2013

Antes que você se pergunte mentalmente: não, a Rosa não está me pagando para fazer esse post. Pelo contrário, a missão deste é aproximar o evento dos alunos, assim, nada melhor do que um relato em primeira pessoa.                                                            

  
organizando nossa agenda de Congresso :)
créditos: Roberta Stefany
 Este ano, o evento ocorreu no feriado de Corpus Christi e foi sediado em uma pacata 
cidade do interior do Rio Grande do Sul, Santa Cruz do Sul. A cidade nos acolheu com um frio intenso, porém com habitantes calorosos e receptivos. A UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul) foi sede do evento com uma organização impecável e com um campus de dar inveja.

Nos dois dias, nós, estudantes, participamos de oficinas ligadas ao tema central do congresso: "Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções e subjetividade". Após muita dificuldade na escolha, devido ao grande leque de opções,  participei das oficinas "Amanhã vai ser maior: ciberativismo e mobilização social", ministrada pela professora da Universidade Federal de Santa Maria,Liliane Dutra Brignol, e "Telejornalismo: o fazer diário", ministrada pela jornalista Francine Rabuske Schwenber, apresentadora do Jornal do Almoço de Santa Cruz. Além das oficinas, havia palestras durante todo o encontro. Entre os palestrantes estavam Jesús Galindo Cáceres, doutor mexicano especializado em redes sociais, Daniela Ungaretti da RBS TV, Rosane Marchetti da Rede Globo, Carlos Alberto Ferreira supervisor de mídias, também da Rede Globo.

Além de receber informações, o mais interessante é trocá-las com outros participantes. Se você não está disposto a conhecer pessoas, estabelecer contatos e trocar experiências, não há sentido nenhum em ir ao Intercom. É o objetivo de qualquer comunicador estar em contato com experiências diferentes, conhecendo histórias, assim, os congressos são armas essenciais na busca por contatos.

turistando em Sta Cruz <3 (ignorem o olho fechado)


E quanto custou tudo isso? Menos do que você imagina. O transporte foi pelo ônibus da Federal  junto com o pessoal de Comunicação Institucional (<3), portanto, foi de graça. O evento ofereceu alojamento gratuitamente, porém preferimos ficar em um hotel que saiu em torno de 100 reais. Gastamos mais uns trocados com alimentação e, claro, com as festas.


Resultado da segunda festa, haha
SIM, HÁ FESTAS NO INTERCOM! A primeira foi em um barzinho de rock chamado 
Legend, um lugar super agradável e, naquela noite, com lotação máxima. A festa de encerramento foi mais agitada ainda! Ela foi realizada na Gazeta Inside, um complexo enorme que conseguiu acolher uma pista com rock/pop, outra com sertanejo e, ainda, uma com música ao vivo. No meio de tanta comemoração, surgiu, claro, um "sppoted" (www.facebook.com/SpottedIntercomsul?fref=ts)











Enfim, como vocês já puderam perceber, eu estou apaixonada pelo Intercom. Tomara que, através desse post, eu tenha conseguido passar um pouco dessa empolgação para vocês. A comunicação social UFPR não tem o hábito de ir ao evento como outras faculdades que eu encontrei por lá, que vão anualmente. Boa parte dessa renúncia vinha da falta de informação, agora, espero ter derrubado um pouco essa barreira. Acho super válido adquirirmos essa tradição, até porque, temos que expandir nossa mente para além da sala de aula e nos aproximar cada vez mais do mercado.

Algumas lembranças do Intercom 2013


Este ano, ainda há o Intercom nacional em Manaus e o Intercom sudeste em Bauru .Em 2014,o Intercom Sul será em Palhoça, na Grande Floripa(www.facebook.com/IntercomSul2014), e o Intercom Nacional em Foz do Iguaçu, os dois serão super pertinho da gente. Vamos? :)



Cobertura oficial do Intercom 2013: http://hipermidia.unisc.br/intercomsul2013/





3 comentários:

  1. Muito legal o diário Thais, adoramos sua companhia e vocês sempre serão lembradas pela galera do TCI ;)

    ResponderExcluir
  2. Deu vontade de voltar ): Mas partiu Intercom 2014 *----* só indo pra saber o quanto vale a pena.

    ResponderExcluir