segunda-feira, 15 de abril de 2013

A linguagem dos calouros

O longa O Iluminado teria apresentado uma antecipação de uma nova linguagem - pela maneira como as imagens, os sons e as diversas referências foram trabalhadas pelo diretor Kubrick, segundo o autor do site mstrmnd.com

Essa nova linguagem seria o que vemos hoje na internet. Em O Iluminado, o principal artifício utilizado foi a sobreposição de ideias. Pois bem, quando lemos um texto, vemos um vídeo, um gif, abrimos aplicativos, usamos várias abas no navegador estamos fazendo o que o diretor fez no filme: sobrepondo ideias, passando e recebendo mais de uma informação de diversas maneiras. Nesse contexto, surge este blog, escrito apenas por calouros de comunicação social.

De forma sutil, a linguagem sofre alterações, sendo incorporada no cotidiano até que, por fim, torne-se parte do padrão
Todo estudante de comunicação social gosta de escrever. E o calouro, em especial, ainda desconhece a linguagem acadêmica e, por isso, apresenta uma escrita livre de influência do ambiente universitário. 

A intenção é que o blog seja passado de calouros para novos calouros a cada início de ano letivo e, com o passar do tempo, as mudanças na escrita e, consequentemente, na linguagem de cada geração se tornem evidentes. Por isso, vale inserir vídeos nos posts, gifs e qualquer outro elemento que facilite a comunicação.

Além disso, espera-se que haja uma melhora na escrita dos estudantes, ainda que seja priorizado o descompromisso com a linguagem acadêmica. Por último, fazer parte de um projeto que agregue grande parte de um grupo de noventa alunos pode ser extremamente positivo para  o senso de coletividade de todos, levando em conta que isso será essencial ao longo de quatro anos de curso numa universidade pública. =)

2 comentários: